SEO e Algoritmos: Qual é a Relação?
A otimização dos mecanismos de busca, também conhecida pela sigla SEO, é uma prática de marketing digital que visa ao melhor posicionamento de um determinado link nas páginas do Google quando um internauta procura por aquela informação em específico ou por uma análoga.
Para ranquear tais links, isto é, para posicioná-los, o Google segue decisões lógicas com base em algoritmos, que são os parâmetros usados para definir uma ordem de endereços eletrônicos mostrados. Para tanto, utiliza-se como um dos fios condutores, por exemplo, a palavra-chave, que é, basicamente, o termo digitado no buscador pelo usuário para localizar determinada informação.
A partir de então, ele recebe uma gama de links nos quais pode clicar para obter determinado conteúdo, produto ou, até mesmo, para contratar um serviço. Por isso, hoje, a gestão de SEO é tão importante, uma vez que ela permite o melhor ranqueamento do seu negócio nas ferramentas virtuais de procura.
Consequentemente, a visibilidade do seu negócio é ampliada, o que propicia maior conversão de leads em clientes efetivos. Muitas pessoas, no entanto, não entendem esses algoritmos, já que eles estão em constantes transformações e melhorias. De fato, a implantação de um marketing digital orientado por tais algoritmos é um caminho mais fácil se for feito por uma agência de Marketing Digital. Mas, sobre isso, falaremos mais à frente.
Inicialmente, neste texto, explicaremos as atualizações mais recentes do Google com relação aos algoritmos e, por tabela, ao SEO. Continue esta leitura preparada pela AceleraVix, Agência de Marketing Digital.
O Google e Suas Mudanças no Algoritmo: Adaptar-se é Necessário!
Uma gestão e consultoria de SEO assertiva requer a adaptação às novas tendências e mudanças efetuadas pelo Google quando se trata de algoritmo. Essas mudanças recebem o nome de core updates e impõem melhorias nos algoritmos do Google.
De início, é válido ressaltar que compreender os algoritmos como um todo é uma ação complexa, haja vista que vários fatores são considerados, tais como: palavras-chave, usabilidade do site e backlinks. Isto é, o algoritmo não considera, apenas, a quantidade de vezes em que se pesquisou uma keyword (palavra-chave), pois essa premissa seria simplista. Por isso, tampouco a gestão de SEO deve implicar apenas a aplicação de tais palavras-chave na criação de conteúdo.
Por outro lado, podemos dizer que três princípios são fundamentais nessa lógica criada pelo Google para a entrega dos conteúdos: a pragmaticidade do endereço eletrônico, o que torna a navegação mais fácil e evita a evasão do usuário, bem como a existência de conteúdos relevantes e legíveis, ou seja, facilmente compreensíveis pelo internauta.
Em 2022, muitas modificações tornaram-se vigentes em termos de algoritmos, o que afetou o trabalho em gestão de SEO como um todo. Entenderemos melhor agora como isso se deu. Já em março de 2022, foram observadas oscilações no tráfego que, depois, dariam margem para uma implementação ainda mais impactante, a do May Core Update 2022, vigente a partir de maio.
O primeiro update, chamado de Page Experience for Desktop, provocou alterações nos mecanismos de busca ao enfatizar a experiência do leitor com o conteúdo presente em determinado endereço eletrônico. Para tanto, usaram-se os principais pressupostos: o carregamento (LCP), a interatividade (FID) e a estabilidade visual (CLS). Ao mesmo tempo, se o seu site apresentar muitos pop-ups de outras fontes que não sejam o AdSense do Google, o tráfego será drasticamente prejudicado.
Outro update pertinente aos algoritmos que interferiu sumariamente na gestão de SEO foi a denominada “Atualização de análises de produtos do Google Março de 2022”. Trata-se de um documento no qual se propôs: a inclusão de informações relacionadas ao desempenho do produto ou serviço que se busca vender; o acréscimo da experiência dos usuários/compradores por meio de relatos; uso de recursos sinestésicos, como imagens e áudios que mostrem em mais detalhes determinado produto; assim como a comparação daquele item em detrimento do oferecido pelo concorrente.
Essas últimas medidas fomentam impactos enormes aos e-commerces, já que, agora, o propósito é evitar que o usuário faça más escolhas e possibilitar que ele realize compras de qualidade, todas elas orientadas pelas entregas que o Google fez em suas páginas de busca. Obviamente, ao ficar satisfeito com a compra de um item encontrado pelo Google, o cliente tende a usar mais essa ferramenta de busca para outras compras.
Por conseguinte, as empresas usarão mais as plataformas secundárias do Google para compra de espaços pagos. Ou seja, tudo está interligado num processo que se inicia no Google e se finda nele. Por fim, a mais impactante alteração foi o May Core Update 2022, que interveio sobremaneira no tráfego orgânico de empresas. Isso porque a volatilidade, ou seja, a transição de posições mais privilegiadas nas páginas de busca para as menos privilegiadas (ou vice-versa), ficou muito acentuada, principalmente, em alguns setores do comércio, como o setor imobiliário.
Diante de tantos pontos que interferem nos algoritmos e, por consequência, na gestão de SEO, aqui vão algumas dicas: primeiro, otimize a responsividade do site e o layout para que a navegabilidade seja mais simples e orgânica; segundo, produza conteúdos constantes, relevantes e, principalmente, autorais sobre o produto ou serviço oferecido; terceiro, evite mecanismos de manipulação para obter clicks e permanência no site; por último, opte por uma agência de marketing digital para pôr em prática todos esses (e muitos outros) pré-requisitos.
Você conhece a AceleraVix? Somos uma empresa de marketing digital alinhada com todas as mudanças nos algoritmos do Google para, por meio da gestão de SEO, aprimorar a performance digital de seu negócio. Como sempre dissemos, quem não é visto, não é notado. Sendo assim, por meio de técnicas de SEO direcionadas a essas alterações nos parâmetros para o posicionamento no Google de determinada página, você obtém maior presença digital.
Independentemente da Atualização, Tudo é Sobre a Experiência do Usuário
É possível dizer que todos os core updates do Google visam à melhoria da experiência do usuário, já que, ao estar satisfeito com o que encontrou, ele tenderá a usar mais o Google, e não outras ferramentas de busca.
Por isso, é fundamental que toda e qualquer gestão de marketing enfoque ações estratégicas, em conformidade com essas alterações, para propiciar o resultado alcançado, que pode ser a melhoria do relacionamento com o público, a consolidação da autoridade de uma marca, aumento nas vendas, maior adesão à promoções, entre outros.
Quando se trata de gestão de SEO, esses algoritmos precisam ser considerados em todos os processos, principalmente, na produção de conteúdo voltado a performance e SEO. Caso contrário, o link que direciona à página do negócio perderá posições no ranqueamento.
Dessa forma, é imprescindível contratar uma agência de marketing digital como a AceleraVix. Aqui, nossos profissionais estão em constante aprimoramento para alinhar técnicas de SEO e performance digital aos últimos updates do Google. Acesse o nosso site e solicite um orçamento!