Como o marketing digital está revolucionando o mercado B2B
Cada vez mais é perceptível que as mídias, canais e redes sociais têm se tornado uma máquina de geração de receitas para diversos segmentos de negócios, e o mercado B2B (business to business) não fica de fora desse número.
Somente em 2018, as transações digitais entre empresas geraram um lucro acima de 2 trilhões de reais, e em 2019 há expectativas de uma continuação dessa expansão para os mercados B2B.
Em mais um ano, os marketplaces fechados, que são transações feitas entre a indústria e as suas cadeias produtivas e ecossistemas, vão puxar o comércio virtual brasileiro, representando cerca de 76,1% de toda a movimentação prevista para o ano.
De acordo com números da E-Consulting, a expectativa é que os negócios digitais brasileiros arrecadem cerca de R$ 1,80 trilhão somente nesta modalidade, tendo um incremento de 15,2% em comparação com o lucro conquistado em 2018.
Ainda, o diretor da Flexy Digital, Cristiano Chaussard explica: “Diferente de outros nichos da economia, que sofrem com a atual crise econômica do país, o segmento B2B online continua em expansão, mesmo que tímida”
Portanto, cada vez mais, as empresas têm entrado na onda da transformação digital, investido ou realocado verbas em estratégias de marketing digital para não ficar de fora dos canais online, afinal, é onde as pessoas estão cada dia mais presentes e engajadas.
O Marketing Digital que causou isso?
Parece uma pergunta boba, mas não é. Infelizmente ainda há pessoas que não acreditam que devem fortalecer a sua marca na internet, ou que qualquer postagem na página da rede social da empresa já é fazer Marketing digital.
Se analisar, hoje em dia as pessoas preferem mais escrever do que falar ou telefonar; pesquisar na internet do que se deslocar e procurar alguém que atenda a sua necessidade.
Na era digital que vivemos, o primeiro passo mais óbvio é digitar o problema que se quer resolver na ferramenta de busca do Google.
Um dado mostra que, 57% das decisões de compra já foram tomadas antes mesmo de alguém falar com um vendedor. Isso significa que mais da metade do conhecimento que a pessoa tem sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa vendedora é fruto de pesquisas dentro e fora da Internet.
Você sabia que 93% dos processos de compra começam com uma ferramenta de busca, como Google? Se sua empresa não está nesses canais, há uma grande chance de ela ser ignorada por esses potenciais compradores. Muitas vezes o que vemos nos resultados de buscas são conteúdos criados por pessoas que não são especialistas em determinado assunto.
Por outro lado, se a sua empresa não estiver adotando estratégias de marketing digital e não produzindo nenhum tipo de conteúdo ou conteúdo atrativo para o seu potencial cliente, quem estiver, entra na sua frente e “prova” que domina do assunto.
Note que, nós, como compradores gostamos de comprar de “especialistas no assunto”, e quem oferecer isso primeiro, sai na frente como opção primária para o consumidor.
Segundo dados globais da Nielsen, 92% das pessoas confiam mais na indicação de amigos e desconhecidos do que na publicidade tradicional. Construir reputação e gerar confiança é um desafio latente para todas as marcas.
Convencido que o Marketing Digital é essencial?
Mesmo que você esteja convencido agora que adotar estratégias de marketing digital é primordial, não ache que postar uma foto de vez em quando (ou todos os dias) vai convencer o seu público a virar cliente fiel. Existem planos e estudos para que isso aconteça, e por trás disso, uma equipe de profissionais que trabalham incansavelmente em pesquisas e otimizações para que isso aconteça.
Como sua empresa pode ter uma transformação digital?
– Primeiro: estar onde os seus clientes estão, digo na internet. Saber onde anunciar o seu produto ou serviço é o começo de tudo.
As empresas são formadas por pessoas e as pessoas navegam o tempo todo nas redes sociais. A principal rede para B2B é o LinkedIn.
Por exemplo, para empresas B2B o LinkedIn é líder em distribuição de conteúdo, na frente do Twitter e Facebook. Além disso, 80% dos leads B2B vindos de redes sociais são obtidos através do LinkedIn.
– Segundo: conhecer a fundo o seu público-alvo. O que eles querem, o que esperam, qual a sua dor e qual a solução eles esperam de você?
São essas perguntas que podem e devem ser feitas na construção das personas, um estudo detalhado de cada um dos públicos que uma empresa se comunica. A construção da persona é baseada nos desafios que seu público tem durante a jornada de compra.
Outro ponto a ser levado em consideração é construir uma persona para cada público que consome seu produto ou serviço. Um erro muito comum é assumir que todos os seus compradores se comportam da mesma forma.
– Terceiro: saiba vender o seu serviço na internet com qualidade e autoridade. Não basta ter um site, uma página no facebook/instagram/linkedin e etc. tem que saber usar e mostrar relevância para os usuários.
Como Marketing de Conteúdo é até 62% mais barato que o Marketing Tradicional e até 3x mais efetivo, de acordo com uma pesquisa da Demand Metric. Segundo pesquisa do LinkedIn, 86% dos profissionais de Marketing B2B estão utilizando Marketing de Conteúdo.
Conteúdos ricos, como ebooks, white papers e webinars, são excelentes maneiras de educar seu mercado e ainda gerar leads. Com pessoas visitando seu site o tempo todo, você deve garantir que elas deixem seu email para construir um relacionamento. Afinal, sabemos que uma venda B2B não acontece de uma hora para outra.
– Quarto: invista em mídia paga! Criar tráfego orgânico para seu site, a partir de SEO, é uma das principais estratégias atualmente em Marketing Digital. Porém, os resultados podem demorar alguns meses para aparecer.
Por isso, é importante separar uma parte de sua verba de Marketing para investir em mídia. Canais como Google, LinkedIn, Facebook e Instagram são excelentes para gerar tráfego rapidamente.
Entretanto, algo que muitos não dizem é: não espere investir MUITO POUCO e lucrar MUITO! Apesar de ser bem mais barato, não existe milagre. Existem cálculos e estudos de projeção de verba no Marketing Digital que proporcionam uma visão macro do investimento x resultado.
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