Estratégias de Prospecção de Clientes através de marketing digital
A prospecção de clientes refere-se às técnicas para trabalhar com o centro de atenção de toda empresa, o cliente.
Todo processo que tem a intenção de conquistar de um número maior de clientes, merece toda a atenção. Tão importante quanto conhecer estratégias de marketing para alcançar novos patamares, é ter consciência de que um bom processo de vendas faz toda a diferença, e a prospecção de clientes certos, ou seja, clientes ideias que têm interesse em conhecer a sua empresa, é o início de todo esse processo.
Então, essa é a hora de você entender o que é um cliente ideal e como fazer a definição de perfil desse potencial consumidor.
Definindo o perfil de cliente ideal
Mas afinal, quem é esse consumidor ideal? Porque ele é importante para a minha empresa e como identificá-lo na prospecção de cliente?
O cliente ideal é uma pessoa ou empresa com necessidades e recursos econômicos para comprar seu produto. Os clientes mudam de ideia e opinião constantemente, então, é preciso estar atento para oferecer o que eles querem no momento certo.
Através da definição do perfil de clientes ideias, sua empresa saberá a melhor forma de comunicação para atingir o público certo. Isso permitirá, então, que a sua empresa possa focar nas melhores estratégias e lançamentos de novos produtos, facilitando, portanto, o relacionamento com a sua rede de clientes.
Nem sempre as empresas conseguem perceber quem são os seus potenciais clientes, já que muitos deles, não são facilmente identificados. Mas, é importante frisar que nem todas as pessoas são seus clientes ideais, portanto é fundamental na prospecção de clientes saber reconhecer quem não é para não perder tempo e dinheiro.
Para esse processo de identificação, é necessário seguir algumas etapas na prospecção de cliente:
- Definir a sua atuação no mercado.
Em qual área específica, você gostaria que o seu negócio fosse reconhecido? É primordial que a sua marca seja referência no mercado. Para isso, é necessário atuar em um nicho específico.
- Crie mecanismos definir o perfil de cliente ideal e interagir com eles.
Nesse momento é que entram as pesquisas e os estudos para analisar o perfil do seu público e assim identificar quais são seus clientes fiéis.
- Identifique o que seu cliente precisa.
Enfim, na prospecção de clientes é crucial saber se o seu produto estar atendendo com qualidade a demanda. Ouça seu cliente, peça sugestões, críticas, elogios. Faça com que ele se sinta importante.
Segmento de mercado
A segmentação de marketing é usada por profissionais da área desde o final de 1900. Por mais simples que seja, é de vital importância para criar qualquer plano de marketing digital.
O processo de segmentação na prospecção de clientes requer que sejam identificados os critérios que afetam as decisões de compra. Existem diversos critérios de segmentação:
- Demográficos;
- Geográficos;
- Sociais;
- Econômicos;
- Personalidades;
- Estilos de vida;
- Comportamentos;
- Atitudes frente ao produto e à marca.
Compreendendo seus segmentos, você pode aproveitar essa segmentação em estratégias de produto, vendas e marketing digital.
Criar suas comunicações de marketing em mensagens de anúncios e segmentação avançada em plataformas digitais como Facebook e Google, usando sua segmentação, permitirá melhores taxas de resposta e menores custos de aquisição (CPA).
Tamanho da empresa
O marketing digital para pequenas empresas já é uma realidade. Empreendedores autônomos e pequenos empresários já fazem uso de ferramentas de marketing que, até pouco tempo, eram vistas como voltadas apenas para grandes empresas.
Para responder às principais questões sobre o uso do marketing digital para pequenas empresas, o evento realizado pela Sebrae em Belo Horizonte, o Reload, realizou uma pesquisa exclusiva sobre o marketing digital para pequenas empresas.
O primeiro dado a pesquisa já estabelece que pequenas empresas já estão por dentro da importância do marketing digital. 92% dos entrevistados afirmou utilizar esse tipo de estratégia.
Isso porque, os consumidores têm confiado na internet como forma de ajuda na tomada de decisão. As pessoas buscam informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.
Isso tem feito com que qualquer propaganda só seja realmente efetiva quando gera valor real para o seu público, sendo relevante, precisa e baseada na permissão.
Meios de comunicação mais utilizados
Graças a esse avanço, a comunicação via internet é algo cada vez mais ilimitado que, permite a comunicação no menor espaço de tempo e em maiores distâncias. Exemplos disso são as redes sociais onde passamos grande parte do nosso tempo.
Com isso, a internet é o segundo meio de comunicação usado mais frequentemente pelos brasileiros, atrás da televisão e à frente do rádio. Entre os principais meios de comunicação na internet estão:
- Redes Sociais:
O seu principal objetivo é a interação e relacionamento, o entretenimento também é uma grande vantagem disponibilizada pelas redes sociais.
- E-mails:
O e-mail é uma forma de comunicação utilizada em todo o mundo, é um meio de comunicação diferente dos demais, utilizado nas empresas como uma das principais ferramentas de comunicação, por essa razão ele deve ser eficiente e profissional.
- Blog:
Criar um blog alinhado com estratégias de Marketing de Conteúdo traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Com o Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Inteligência comercial para geração de Prospecção de Clientes
O mercado, como um todo, está constantemente se saturando em diversas áreas, seja no produto ou serviço que ofereçam, como também na maneira como é exposto. Trazendo essa realidade para o dia a dia comercial, vemos bem corriqueiramente, novas estratégias surgindo a todo momento buscando um mesmo objetivo na maioria dos casos.
Talvez uma das principais atividades na prospecção de clientes seja a construção de listas de contatos para o seu time de vendas trabalhar. Para isso, se faz necessário uma pré-qualificação desses contatos, que após um filtro, passam de apenas prospectos para prospectos pré-qualificados, para aí sim, chegar na busca por eficiência comercial.
Quanto a ferramentas para estruturar essa área, existe uma boa quantidade de ferramentas, para tudo quanto é gosto, entretanto é quase impossível encontrar uma que atenda todos os pontos que você precisa.
Mas não se desespere. Aqui na AceleraVix – Agência de Marketing Digital você pode contar com a ajuda de especialistas que podem te ajudar nessa busca e na implementação dessas ferramentas.