Com o grande aumento de usuários na internet, não divulgar sua empresa nas redes sociais é sinal que está perdendo tempo e as chances de aumentar suas vendas e a virilidade de sua marca.
Divulgar produtos/serviços nas mídias sociais é a garantia de sucesso para sua empresa, além da possibilidade de criar um relacionamento com seus consumidores e assim fidelizá-los.
Conquistar todos os benefícios que as redes sociais oferecem, é preciso ter um bom planejamento estratégico que consiste em vários fatores, entre eles conteúdos relevantes, qualidade no atendimento, calendário de publicações, entre outros.
Mas, muitas empresas não conseguem desenvolver um planejamento estratégicos eficaz, cometendo erros na hora de divulgar sua empresa nas redes sociais.
Conheça os principais erros encontrados na gestão de mídias sociais
Mal atendimento
Como qualquer outro canal, as mídias sociais também precisam apresentar um bom atendimento aos usuários, afinal, o que adianta divulgar seus produtos e serviços e não ter profissionais capacitados e preparados para responder possíveis dúvidas e ajudar o consumidor em sua jornada de compra.
Não seguir um calendário de publicações
Um erro comum que muitas empresas cometem é não ter um calendário de publicações, pense que não basta fazer uma publicação apenas uma vez nas redes sociais para conseguir os resultados que espera.
A gestão de mídias sociais requer dedicação e persistência para oferecer posts de qualidade e relevantes para seu público e assim conquistar novos clientes.
Para isso, é preciso definir horários e datas para publicar conteúdos relacionados ao seu tipo de segmento, contribuindo para um maior conhecimento do usuário sobre sua empresa. É importante ressaltar que, as pessoas usam as mídias sociais para interagir com outras pessoas.
Uso excessivo de hashtags
Muitos negócios acabam exagerando no uso de hashtags nas redes sociais, algo que além de poluir visualmente a publicação, pode demonstrar que sua empresa sente desesperada para conseguir maior interação com os usuários.
Saiba que as hashtags são bem-vindas para as redes sociais sem exageros, pois auxiliam na inserção da sua marca em assuntos ou discussões relevantes, mas o uso excessivo, no entanto, pode prejudicar e afastar clientes.
Imagens de baixa qualidade
Produzir boas imagens é essencial para uma gestão de redes sociais eficaz, mas, geralmente não é isso que acontece com muitas empresas, que publicam imagens de baixa qualidade e inadequadas para o tipo de segmento.
Esse tipo de erro permite não alcançar ou atrair o público desejado, seja em imagens de perfis, capa ou até mesmo uma campanha.
Não conhecer a concorrência nas mesmas redes usadas
Saiba o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais para entender o que funciona ou não. Com isso, será possível desenvolver um gerenciamento de mídias sociais eficaz e conquistar resultados satisfatórios.
Focar somente na quantidade de seguidores
Outro erro muito grave que as empresas cometem nas redes sociais é dar importância somente na quantidade se seguidores, pois o que adianta ter uma infinidade de usuários seguindo sua conta e a maioria não se interessar pela marca.
Lembre-se que o importante é conquistar seguidores de qualidade, ou seja, aqueles usuários que curtam, compartilham e comentam os conteúdos da marca, além de comprar seus produtos.