A Customer Experience é uma Estratégia Importante para as Marcas que Buscam se Diferenciar no Mercado. Quer Saber Mais? A AceleraVix te Conta!
O Que é Customer Experience?
Por muito tempo o foco dos profissionais do marketing digital e dos gestores de forma geral foi explorar toda a qualidade oferecida ao cliente através dos produtos e dos serviços em si.
Entretanto, o mercado de todas as áreas sofreu mudanças, potencializadas pela pandemia da covid-19, que apontam a necessidade de trabalharmos o marketing digital de toda empresa para além do que ela oferece como produto final, seja um jogo, um lanche, uma jóia ou uma peça para carros.
Com o crescimento do número de e-commerces e do uso das ferramentas do marketing digital (e também das redes sociais) para a efetivação de vendas, a recentemente nomeada customer experience se tornou parte essencial do atrativo dos negócios que possuem lojas físicas e que não querem perder sua clientela para o comércio digital, que também tem apostado na customer experience como estratégia de vendas.
Mas, afinal, o que é a Customer Experience e qual é a sua importância? Continue lendo que nós da AceleraVix, agência de marketing digital no Espírito Santo, te explicaremos ponto por ponto de tudo o que você precisa saber sobre a customer experience!
Do português Experiência do Cliente ou das siglas CX e CE, a Customer Experience, como é conhecida no marketing digital, é a soma dos sentimentos bons e ruins que o cliente desenvolve desde o primeiro contato até o fim do relacionamento com a empresa.
Justamente por isso, para proporcionar uma Customer Experience eficiente é importante dar atenção não somente às etapas que têm relação direta com a venda em si, mas sim pensar em todo o processo envolvido antes, durante e depois desse momento específico.
É necessário mobilizar as campanhas de marketing digital, o atendimento (seja presencial ou não), as estratégias de conversão nas lojas físicas e nas digitais, o acompanhamento do cliente no pós-venda, o suporte e os tantos outros pontos de contato que existem, a fim de garantir que a customer experience proporcione boas lembranças de sua marca ao cliente, que voltará a comprar nela.
Customer Experience: Dicas Para Proporcionar a Melhor Experiência para seus Clientes
Se a Customer Experience for boa o suficiente, fará com o cliente se sinta emocionalmente ligado à marca, sentimento capaz de conduzi-lo a mais compras posteriores. Mas, até aqui, você pode estar se perguntando como fazer com que o consumidor tenha uma excelente experiência com sua empresa, certo?
A AceleraVix, agência de marketing digital no Espírito Santo, reuniu algumas dicas de como você pode começar a trabalhar a customer experience em sua marca:
1. Crie Uma Cultura Com Foco no Cliente
Embora pareça óbvio, reforçar a importância do cliente em cada processo e estratégia desenvolvido tanto pelo marketing digital quanto por cada departamento que tem contato com o cliente é essencial para proporcionar experiências diferenciadas às pessoas interessadas nos produtos e serviços da empresa.
Para planejar as estratégias do customer experience e compreender as reais necessidades dos clientes, conheça bem qual é o seu público alvo. Se possível, crie personas e saiba seu perfil, suas carências, desejos, costumes, valores, etc.
2. Explore os Cinco Sentidos do Consumidor
Ser inovador pode ser uma boa maneira de ganhar um espaço diferenciado no coração dos clientes, contudo é possível proporcionar uma customer experience perfeita apenas pensando de forma estratégica componentes básicos da interação empresa x cliente que explorem os cinco sentidos do ser humano, por exemplo:
– Ferramentas de interação inteligentes dentro de um design incrível faz a diferença no website e no e-commerce da empresa;
– Proporcionar um atendimento telefônico sem ruídos e com uma música de espera agradável é importante para o conforto auditivo do cliente e seu contentamento com um tipo de serviço normalmente mal visto;
– Mais de uma ferramenta de realidade virtual ou aumentada é um diferencial em aplicativos, independente do segmento em que empresa atua;
– Permitir e incentivar a interação do cliente com os produtos (toque, cheiro, sabor, etc) no ponto de vendas físico garante um melhor atendimento e gera identificação com a loja.
3. Antecipe Possíveis Problemas
Identificar os problemas que os clientes poderão enfrentar e agir preventivamente para solucioná-los antes mesmo que aconteçam é um grande diferencial do mercado e reflete diretamente na satisfação do cliente, uma vez que evita experiências ruins e melhora a customer experience.
Algumas estratégias bastante úteis nesse sentido são:
– Estabelecer um diálogo com os clientes;
– Ensinar os vendedores e outros funcionários a ouvir e aproveitar as oportunidades de conversa com os consumidores;
– Valorizar os feedbacks recebidos;
– Monitorar a qualidade de todos os canais de atendimento;
– Colocar-se sempre no lugar da pessoa atendida.
4. Mapeie a Jornada do Cliente
Essa é uma etapa imprescindível para entender como o cliente se relaciona com a empresa antes, durante e depois da compra. O mapeamento da jornada te auxilia a estabelecer pontos fortes e fracos em cada etapa do processo de compra do cliente e, assim, otimizar cada estágio da interação e ajudar o cliente a atingir seus objetivos com agilidade através das soluções oferecidas pela própria empresa.
Além dessas, outras dicas para uma excelente customer experience são mensurar a experiência do cliente, trabalhar um atendimento Omnichannel, buscar o Overdelivering, aprimorar suas ações de marketing digital e criar laços emocionais com os clientes em todos os canais de comunicação, especialmente nas redes sociais.
Agência de Marketing Digital no Espírito Santo é AceleraVix
Com a equipe de especialistas em marketing digital da AceleraVix é possível atingir os melhores resultados em vendas e garantir uma Customer Experience digna de aplausos através do marketing digital direcionado e de qualidade!
Se está procurando a melhor agência de marketing digital no Espírito Santo, entre em contato ou acesse o site da AceleraVix!